O que muda na área de RH nos próximos anos?

Nos próximos anos, a área de RH tem a tendência de inspirar inovação, visto que as novas gerações vêm desafiando a área de gestão de pessoas e o profissional de RH deve estar voltado para aprender a gerir os conflitos dos profissionais de gerações distintas.

Essa realidade não é novidade. O fato é a velocidade com que as mudanças vêm ocorrendo devido à rápida evolução da tecnologia, acompanhada do impacto que causou no estilo de vida do indivíduo, mudando o cenário do ambiente de trabalho.

Os impactos das novas gerações no ambiente de trabalho

São várias gerações compartilhando o mesmo espaço e saber administrá-las envolve sobretudo uma análise comportamental. Não basta conhecer a faixa etária, é fundamental compreender as particularidades de cada geração, cada perfil e personalidades.

É preciso, ainda, trabalhar com as resistências das gerações mais antigas no menor espaço de tempo possível e evidenciar as consequências positivas das mudanças. Tudo isso compete ao profissional de RH, que não está mais engessado nas rotinas simples do setor como recrutar, selecionar e contratar pessoas.

A tendência é que os profissionais de RH desenvolvam treinamentos, programas de desenvolvimento de pessoas. Além disso, devem atuar em conjunto com outros setores em relação a quais atitudes devem ser tomadas para melhorar não só o desempenho de seus funcionários, mas também o desempenho empresarial.

Observando que as novas gerações representam uma grande força no quadro de funcionários nos próximos anos, cabe às empresas se adequarem de forma rápida e acompanhando a demanda da evolução. Com uma geração com necessidade de progredir rapidamente fica cada vez mais difícil reter talentos. Os funcionários estão preocupados com o desenvolvimento pessoal e a propensão a trocar de emprego em curtos períodos é grande.

Profissional de RH: o novo administrador

Com a constante valorização dos processos de transformações das organizações centradas na produtividade e competitividade, as políticas de RH vivenciam uma nova visão estratégica para capacitar e motivar os colaboradores em meio a essas mudanças. A função do gestor de recursos humanos é assumir um novo papel como administrador, criando novos processos voltados para as pessoas.

O setor de RH está evoluindo devido à mão de obra do mercado de trabalho estar cada vez mais diversificada, o que exige foco em inclusão de novas crenças e quebra de preconceitos para o engajamento entre as pessoas. Para isso, os profissionais de recursos humanos estão buscando simplificar seus processos e o RH está dando forma nova a tudo que faz, desde recrutamento até gestão de desempenho e sistema de recompensas.

 

O desenfreado avanço da tecnologia vem perturbando os modelos de negócio, mudando o local e a forma de se trabalhar. O dia em que a maioria dos trabalhadores esperava para subir os degraus de sua carreira em apenas uma empresa acabaram.

Os jovens estão trabalhando para muitas empresas diferentes e isso gera uma experiência enriquecedora em todas as etapas, o que cria uma expectativa de crescimento e um local de trabalho atraente e flexível. Com esse quadro, as empresas estão sendo obrigadas a desenvolver as práticas de RH ou liderança necessárias para gerir esta nova força de trabalho.

 

Roseli Rodio _x0096_ Psicóloga _x0096_ Consultora Trabalhista e Previdenciária