O que é preciso saber antes de comprar ou vender uma empresa ou parte societária

Quanto vale minha empresa? Se eu conseguir avaliar todo o patrimônio, logo terei o valor de mercado? Não é incomum o empresário ter em mente questões como essas, principalmente quando busca vender a empresa ou parte societária. 

Para ser assertivo e evitar perdas, muitos pontos precisam ser considerados além de imóveis, frota e equipamentos. Por isso, a pergunta mais adequada a se fazer é a seguinte:

Quanto vale o meu negócio?

A técnica mais assertiva para saber o real valor de uma empresa no mercado é o valuation.

Nos negócios, valuation é o instrumento utilizado para fazer avaliação de empresas, considerando mercado e retorno de investimento. 

Muito mais que avaliar uma empresa para venda, em casos de dissolução societária, por exemplo, o valuation é o serviço buscado por empresários dos mais diferentes setores da economia também para outras finalidades. 

Entre elas, estão a captação de recursos ou aumento de capital de giro e a entrada no mercado de capitais. Outro objetivo do valuation também se aplica às empresas que buscam fazer a aquisição de outros negócios.

Valuation: ética, responsabilidade e conhecimento de mercado

O valuation precisa ser feito com muita ética e responsabilidade. Não existem soluções prontas e superficiais quando se vai estimar o valor de uma empresa.

A avaliação dos ativos é apenas uma etapa do valuation. Cada negócio requer uma análise cautelosa. É preciso analisar números, saúde financeira e, não menos importante, o valor mediante a sociedade

Por isso, chegar ao valor estimado de um negócio requer de precisão. Por quê?

Sem embasamento sólido a avaliação de uma empresa pode ser facilmente contestada por uma das partes envolvidas no processo. Em uma transação de venda, por exemplo, o valuation realizado a pedido do vendedor será auditado pelo comprador e avaliações imprecisas podem prejudicar e até mesmo impossibilitar o negócio.

A quem confiar a avaliação da minha empresa?

Antes de confiar essa importante missão a qualquer suposto _x0093_especialista_x0094_ no tema, é preciso levar em consideração o método e a reputação dessa empresa ou profissional. 

1- Reputação de mercado

Quem é a empresa ou profissional que realizará o valuation? Avalie sua reputação no mercado. Tente identificar no site da empresa se ela apresenta casos de sucesso, se possível busque referências sobre o serviço executado. Quem a contratou anteriormente recomenda o serviço?

2- Método do valuation

Questione o método utilizado pela empresa que irá realizar o valuation

Verifique se além dos ativos (imóveis, veículos, equipamentos, etc.) o valuation também leva em consideração informações como: cálculo de fluxo de caixa descontado, patrimônio líquido realizável, valor presente líquido, taxa interna de retorno, taxa de retorno sobre o investimento, simulações de aumento de faturamento e gastos fixos. 

Também veja se a contratada para o valuation também já atendeu empresas do mesmo segmento ou de porte semelhante e se ela tem valores de transações de empresas do mesmo ramo de atuação.

E aí, quanto vale seu negócio hoje? 

A Funcional Consultoria possui um leque de serviços e know-how que a permite atuar em valuation

Quer conhecer mais sobre a técnica empregada pelos nossos profissionais? Fale com um consultor, agende uma visita e confie sua empresa em quem realmente entende do assunto.

 

Fernando Scatolin, coordenador de processos empresariais na Funcional Consultoria.