RH Ágil: a nova fronteira dos Recursos Humanos

Se até alguns anos se escutava muito sobre o Recursos Humanos ser mais estratégico, hoje ele deve ser ágil. Na verdade, o RH já passou por várias ondas: inicialmente era a administração de pessoal (até hoje há quem confunda Departamento Pessoal e RH). Depois, as áreas de especialidades, o posicionamento estratégico e agora a era exponencialágil, que também vem sendo chamada de RH 4.0.

Todos os conceitos surgem da ideia de que o RH precisa ocupar um espaço e compreender verdadeiramente o negócio e suas estratégias para que possa contribuir como parceiro nos objetivos globais da organização. Pode parecer simples, mas no cotidiano não é _x0096_ e não é à toa que muitas empresas não têm um Recursos Humanos estruturado e com liberdade de atuação.

O que fazer em casos como esse?

Uma ótima estratégia é a terceirização ou otimização de algumas tarefas burocráticas, de forma que o RH se estruture e tenha tempo para atuar mais ativamente e ser cada vez mais ágil.

Isso porque, no mundo dos negócios agilidade é vital. Quem não estiver acompanhando as mudanças de mercado, se adaptando a elas com rapidez e buscando novas oportunidades de crescimento, está de fato, fadado ao fracasso. Não poderia ser diferente no centro de todas as mudanças: as pessoas.

O que é RH Ágil?

Em 2019, foi criado o Manifesto Ágil do RH, uma adaptação do que foi escrito por profissionais de tecnologia no Manifesto Ágil, de 2001. Com o objetivo de buscar uma cultura de engajamento no local de trabalho, o conceito novo valoriza e desenvolve: