Imposto de Renda 2023: tudo o que você precisa saber sobre a declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida foi criada para facilitar a prestação de contas dos brasileiros à Receita Federal, permitindo a importação de dados que estão armazenados em uma base governamental.

Entretanto, muitas pessoas ficam desconfiadas e não sabem se as informações fornecidas pelo documento são mesmo confiáveis.

Pensando em responder todas as dúvidas sobre o assunto, desenvolvemos um conteúdo para explicar melhor o que é declaração pré-preenchida e quais as vantagens em utilizá-la. Confira!

Desde 2014, essa opção de importação de dados para a declaração de imposto de renda tem sido aprimorada, e em 2023, a Receita Federal anunciou novas importações disponíveis que devem estimular a adesão dos contribuintes.

De acordo com a Receita, o uso da declaração pré-preenchida deve atingir 25% dos contribuintes em 2023. Isso porque as informações importadas economizam tempo, facilitam a conferência das informações, minimizam a possibilidade de omissão de dados e reduzem consideravelmente o número de declarações que caem na malha fiscal.

A Receita Federal, com os dados contidos em sua base, preenche automaticamente a declaração. Essas informações são obtidas por meio de documentos entregues por bancos, outras empresas e entidades onde o contribuinte conste como pagadorbeneficiário, como planos de saúde, INSS, médicos e imobiliárias.

Em 2022 a integração de várias informações como identificação do contribuinte, informações de dependentes, rendimentos recebidos e gastos com saúde já existia.  A partir de 2023, novos dados serão integrados. Segue a lista de cada um deles: