Será que as suas operações precisam ser declaradas para a Receita Federal?

Para você que faz investimentos em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, precisamos conversar sobre um assunto bem importante: a declaração do imposto de renda.

Você sabia que as regras para 2023 sofreram algumas alterações? Pois é, pensando em te colocar a par de todas as mudanças, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para fazer a sua declaração de investimentos deste ano. Confira!

 

As mudanças para 2023

Até o ano passado estava previsto que qualquer operação em bolsa de valores precisava ser declarada. Ou seja, até mesmo as pessoas que não se enquadravam nos critérios para fazer a declaração do imposto de renda precisavam evidenciar à Receita Federal os negócios que haviam feito em bolsas de valores.

Pois bem, para este ano, o órgão resolveu alterar alguns pontos, sendo obrigado a declarar os ganhos apenas os investidores que fizeram vendas acima de R$ 40 mil em ativos de renda variável em 2022. A nova regra também vale para quem produziu rendimentos sujeitos à tributação.

Isso significa que se um investidor comprou ações, mas não vendeu elas, ele não é mais obrigado a declarar o rendimento. Isso serve também para investidores que realizaram vendas no mercado em negócios que giraram abaixo dos R$ 40 mil.

Entretanto, é importante lembrar que, se você precisa declarar o imposto de renda por qualquer outro motivo, é obrigatório informar as operações de compra e venda de ativos, assim como os lucros e prejuízos obtidos decorrentes destas negociações.

Quanto aos documentos necessários para realizar a declaração de investimentos em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, estes são obrigatórios a apresentação: