Estudo realizado pela Becomex aponta que empresas da região oeste pagam mais do que deveriam em impostos por não aproveitarem benefícios fiscais e aduaneiros concedidos pelo governo.
Análise: 120 empresas do oeste do Paraná poderiam utilizar benefícios fiscais
A Becomex _x0096_ empresa de consultoria e tecnologia especializada na área tributária, fiscal e aduaneira _x0096_ aponta que a cidade de Cascavel e região possuem cerca de R$ 250 milhões em oportunidades de benefícios fiscais a serem utilizadas pelas empresas locais.
De acordo com a avaliação, são mais de 120 empresas na região que podem buscar esses benefícios ao utilizar a gestão tributária de forma estratégica. A região tem uma estrutura muito forte com a indústria agroalimentar com grande influência das cooperativas. Dentre os principais segmentos estão: agroindústria, indústria e serviços.
_x0093_O Paraná possui muito potencial a ser explorado com uso de benefícios fiscais, por isso apostamos na região oeste do estado e também na capital Curitiba, onde ampliamos recentemente a nossa filial_x0094_, diz o vice-presidente da Becomex, Paulo Paiva.
Com uma filial já inaugurada em Curitiba, a Becomex está ampliando sua atuação também no oeste do Paraná, com foco em Cascavel e região em conjunto com a Funcional Consultoria _x0096_ consultoria tributária com bagagem trazida de segmentos como agrobusiness, transporte, indústria e serviços.
O objetivo é auxiliar as empresas a realizarem uma gestão tributária mais estratégica, utilizando integralmente os benefícios fiscais proporcionados pelo governo.
Só no setor de exportações, a região oeste atinge cerca de R$ 1,7 bilhões. _x0093_Com mais esforços no interior do estado, podemos ajudar a impulsionar ainda mais a economia local e fomentar o crescimento da região_x0094_, afirma Paiva.
Metade das empresas exportadoras pagam mais impostos do que deveriam
Segundo análise da Becomex, mais de 50% das empresas exportadoras no Brasil pagam mais impostos do que deveriam por não aproveitarem completamente os benefícios fiscais e aduaneiros concedidos pelo governo e muitas delas não sabem o quanto que poderiam economizar com o pagamento de impostos e tributos.
Além disso, de acordo com dados do Banco Mundial, o Brasil possui cerca de 85 obrigações (entre impostos, contribuições e taxas) provenientes de 27 estados e mais de cinco mil municípios com legislações diferentes. Em média, são 30 novas regras tributárias por dia, ou seja, mais de uma por hora.
_x0093_As empresas gastam muitas horas para atender às diversas legislações e regras que envolvem as obrigações fiscais. Com isso, a avaliação mais estratégica sobre a utilização dos benefícios acaba não sendo prioridade. Porém, o uso correto dos mecanismos para reaver créditos pagos em impostos pode impactar nos custos finais das empresas e contribuir para o aumento do fluxo de caixa_x0094_, explica o vice-presidente da Becomex, Paulo Paiva.
Fonte: Technews Paraná – Mundo Corporativo e Tecnologia, com adaptações.