Como garantir o cumprimento total à Lei do Controle de Jornada do Motorista

Em 2020, a Lei do Motorista completou cinco anos. A lei 13.1032015 disciplinou o controle da jornada de trabalho do motorista empregado e alterou alguns dispositivos da CLT. E é justamente agora que começam a ser conhecidos os primeiros reflexos dessa legislação, penalizando as empresas que não se adequaram às novas normas. 

Os Tribunais Regionais do Trabalho proferiram as primeiras decisões referentes à jornada do motorista e, em alguns casos, o ganho de causa para o profissional representou cerca de R$500.000,00 (meio milhão de reais). 

Jornada efetiva, viagem de longa distância, acúmulo de descansos, tempo de espera, intervalos: você sabe quais passivos sua empresa ou transportadora pode estar acumulando? 

Os riscos trabalhistas da jornada do motorista foram temas de dois encontros virtuais realizados com a Funcional. O diretor trabalhista da Funcional, Fábio Carvalho, compartilhou com transportadores como garantir o cumprimento total a lei da motorista. Os eventos foram realizados pelas empresas de tecnologia que fornecem software para transportadores: a A52 e a Atua Sistemas. 

 _x0093_O trabalho do RH é fundamental, pois ele vai se encarregar de que empresa e colaborador cumpram a legislação_x0094_, afirmou Fábio. Segundo ele, os setores de RH e de Gestão de Pessoas precisam ficar atentos a vários aspectos: _x0093_O desafio também envolve uma série de outras atividades, que abrangem até a logística para o descanso adequado dos profissionais, além do controle efetivo do ponto do motorista_x0094_, disse. 

O controle da jornada do motorista 

As transportadoras têm cenários diferentes para controle da Jornada do Motorista que envolvem o processo (manual ou eletrônico); a forma de lançamento, se é parcial ou integral; e pagamentos extras-folha.  

 Os processos manuais normalmente envolvem planilhas com diferentes fórmulas, o que pode dar margem para erro, além de onerar a empresa. Realizar uma auditoria e implementar medidas para que o negócio esteja em compliance são importantes para as empresas se prevenirem de possíveis problemas judiciais trabalhistas. 

  

Lei do Motorista: fatores de risco às empresas 

Durante o webinar, a Funcional apresentou exemplos práticos e processos judiciais recentes para demonstrar às empresas participantes os principais fatores que as deixam vulneráveis: