Os profissionais de Recursos Humanos possuem um papel fundamental no planejamento estratégico das empresas. Porém, muitos sofrem por estarem totalmente sobrecarregados na função, principalmente em atividades burocráticas relacionadas à folha de pagamento.
Nessa situação, surgem inúmeras dúvidas sobre como resolver esse problema. Muitas empresas optam por contratar mais um colaborador para o RH, para amenizar a situação.
Neste artigo, vamos mostrar porquê contratar mais um profissional de RH não resolverá todos os problemas do setor, trazendo sugestões de como você pode ajudar seus recursos humanos a atingir os objetivos.
Por que não contratar mais um RH?
Abertura de novas filiais, aumento da capacidade produtiva, novos projetos, aquisição de novas empresas, aumento do quadro de colaboradores, substituição de pessoal, esses são alguns dos motivos para a contratação de novos profissionais para o departamento de RH.
No entanto, custa caro manter um departamento RH responsável por operacionalizar as atividades de folha de pagamento e administração de pessoal. Contratar mais um profissional pode gerar prejuízos ao invés de resolver o problema.
Isso porque os gastos na contratação de mais um profissional envolvem o pagamento de salários, 13º salário, encargos sociais de todos os funcionários que trabalham no departamento, entre outras diversas situações. Além de tudo isso, caso o processo seletivo seja errado, a contratação de mais um funcionário pode acarretar mais problemas, como uma eventual rescisão de contrato e aumento dos custos com turnover. Por tudo isso, na hora de contratar mais um RH, avalie se realmente vale a pena.
O que fazer para melhorar o RH de uma empresa?
Uma solução que muitos empresários ou profissionais de RH ainda têm bastante receio de aplicar é a questão da tecnologia voltada para a gestão de pessoas. Mesmo no século XXI, com o desenvolvimento constante de novas tecnologias, muitos ainda utilizam métodos tradicionais para gerir os funcionários.
De acordo com uma pesquisa mundial realizada pelo MIT Sloan Management Review em 2017, apenas 39% de todas as organizações possuem uma estratégia de Inteligência Artificial para resolver os problemas internos de gestão. O estudo contou com a participação de cerca de três mil empresários e profissionais de todos os setores.
Contar com uma tecnologia específica para ajudar a gestão da empresa pode proporcionar diversos benefícios. Entre eles, é possível citar: análise de dados, busca de padrões ou tendências para contribuir nas tomadas de decisões mais assertivas, visualização completa e clara da jornada de colaborador, auxílio no processo seletivo e muito mais.
Todos os recursos geram muito mais eficiência e agilidade aos processos de RH, consequentemente proporcionam melhores resultados em todos os processos, desde o recrutamento até as atividades mais burocráticas. A tecnologia também resolve problemas com mais agilidade, o que faz com que o departamento otimize tempo que seria perdido com o alinhamento de informações, correções e retrabalhos. Tudo isso garante maior foco no desenvolvimento de soluções estratégicas para a organização, que é a verdadeira função do RH.