Cumprir o que se promete é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Aliás, manter o cliente satisfeito é a mais eficaz estratégia de negócios que existe.
Todo mundo já teve uma surpresa desagradável ou uma decepção muito grande ao receber um produto que havia adquirido, a ponto de sentir-se enganado, como se alguém tivesse lhe tomado o dinheiro.
A prática é muito comum em compras via internet, sobretudo quando a motivação era fazer um _x0093_negócio da China_x0094_, ou seja, pagar pouco por um produto muito mais caro, ordinariamente.
No entanto, essa prática acontece todos os dias, em todos os tipos de negócio. Não entregar o que se promete é uma prática corriqueira no ambiente de negócios do país, a ponto de sermos regulados por um Código de Defesa do Consumidor bastante amplo e com regras rígidas.
Ainda assim, há quem insista em descumprir a regra do jogo: manter o cliente satisfeito.
Sua entrega tem valor?
Você pode ter feito um excelente trabalho desenvolvendo um produto ou um serviço realmente inovador, útil e acessível. Você pode ter encontrado um nicho de mercado específico e feito um grande trabalho de divulgação da sua obra e, agora, sua empresa está no mapa.
Você conseguiu fechar alguns negócios e agora o dinheiro começou a fluir para o seu caixa. Ainda assim, você terá um último degrau a superar em direção ao sucesso do seu empreendimento: a entrega de valor.
As empresas mais importantes do mundo costumam entregar o que prometem, superando a expectativa de seus clientes com sua rapidez, confiabilidade e consistência, mesmo diante de um ambiente de constantes e rápidas mudanças.
Isso aumenta consideravelmente a chance de seus clientes voltarem a fazer negócios, melhorando a reputação do vendedor e trazendo ainda mais consumidores em potencial.
Imagine o quão satisfeito você ficaria ao receber, apenas três dias após a compra, a camisa do seu clube do coração que acabou de vencer o campeonato, se você estivesse esperando a entrega só para o final do mês.
Vou além: se você continuasse usando aquele velho toca-discos, mesmo após 30 anos de uso. E, ainda, imagine comer o seu hambúrguer predileto do outro lado do globo e perceber que ele é igualzinho ao que você comeu na sua cidade, na última semana.
A percepção sobre a marca que superou sua expectativa é a certeza de fidelização e de novos negócio no futuro.
Algumas empresas entregam tanto valor que a concorrência passa a ser irrelevante. Em vez de perder tempo e energia monitorando os demais fabricantes de telefones celulares, a Apple, por exemplo, elevou a utilização da telefonia a outro nível.
Com seus smartphones, a marca conseguiu agregar incontáveis utilidades ao equipamento, tornando seu preço irrelevante diante das infinitas possibilidades (faça o cálculo você mesmo: quanto custaria comprar separadamente um telefone celular, uma câmera digital, um televisor, um Ipod, um videogame, uma calculadora HP, um scanner, um GPS, um gravador, um HD externo e por aí vai), derrubando marcas, que até então eram imbatíveis, como a Nokia e a Blackberry.
Não é demais repetir: em questão de negócios, portanto, _x0093_nunca prometa mais do que é capaz de cumprir_x0094_. Essa regra básica pode adicionar longos anos a sua carreira ou a sua empresa.
Matheus Bandiera Sobocinski _x0096_ Sócio diretor na Funcional Consultoria