Paraná Competitivo: programa oferece oportunidades tributárias às empresas

O cenário econômico atual brasileiro está marcado por desafios e oportunidades para as indústrias e empresas que fazem parte da produção do país. 

Em meio às incertezas e mudanças constantes, torna-se cada vez mais necessário medidas que incentivem o crescimento e a competitividade. 

Nesse contexto, os benefícios fiscais e os programas de incentivo desempenham um papel crucial na promoção do desenvolvimento econômico e na criação de um ambiente favorável aos investimentos.  

Os benefícios fiscais concedidos pelo governo são estratégicos no fomento da atividade econômica e na atração de investimentos. 

Além de proporcionar mais oportunidades para o crescimento das empresas, eles são essenciais para o crescimento do país. 

Por meio de isenções, reduções de impostos e outros incentivos fiscais, as companhias têm a oportunidade de aumentar sua participação no mercado. 

Dessa maneira, empregos são gerados, a produtividade dos negócios aumenta significativamente e a economia é diversificada. Isso fortalece a competitividade na esfera dos negócios. 

 

Como e quando surgiu o programa Paraná Competitivo?

Neste cenário, o programa Paraná Competitivo, criado pelo governo do estado em 2011, tem como objetivo atrair investimentos e promover o desenvolvimento regional.

Por meio de benefícios como a redução do ICMS e a concessão de créditos presumidos, o programa tem impulsionado a instalação de novas indústrias, a modernização de fábricas e a criação de empregos de qualidade.

Uma das principais vantagens fiscais oferecidas às empresas é a possibilidade de redução dos impostos incidentes sobre as importações.

Isso porque, ao facilitar o acesso a mercadorias no exterior, estimula-se o cenário econômico do Estado, uma vez que as importações podem aumentar a diversidade de oferta de bens e serviços, resultando em preços mais baixos e, consequentemente, mais atrativos para os consumidores.

A exemplo, nos projetos de importações, são concedidos, a título de benefício fiscal de ICMS, o diferimento no despacho aduaneiro e crédito presumido na saída subsequente. Deste modo, a economia gerada à empresa, sucede, por consequência, em competitividade e desenvolvimento econômico.

Conteúdos que podem te interessar:

>> Business Intelligence: a importância da análise de dados para o sucesso do seu negócio <<

>> Nova estratégia tributária no transporte: imunidade nos fretes destinados à exportação <<

>> Planejar agora ou pagar mais em 2025? Contribuintes correm contra o tempo para fazer a Sucessão Patrimonial <<

 

Quais requisitos as empresas precisam seguir para obter os benefícios do Paraná Competitivo?

Os benefícios concedidos pelo programa são pleiteados através de relatório técnico que contempla as prioridades do estado, isto é: