Planejamento Estratégico é uma forma das empresas se organizarem para conquistarem seus objetivos futuros. Com ele, uma organização estrutura o caminho para suas metas e os meios para obter os resultados desejados.
Trata-se de uma espécie de ritual, por isso é realizado periodicamente. Algumas empresas fazem um planejamento anual, outras o fazem trimestralmente. Além disso, vários modelos podem ser utilizados para realizar o planejamento estratégico.
A maneira ideal vai depender de vários fatores, entre eles a área de atividade do negócio e o tamanho da empresa. De nada adianta seguir uma proposta complexa, se não se encaixa à linha de atuação da empresa ou se não há profissionais aptos a executá-la.
Benefícios do Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico precisa ter sua importância amplamente difundida entre as equipes de liderança e gestão de uma empresa. Como em tudo o que fazemos, o planejamento estratégico deve ser uma atividade na qual as pessoas envolvidas estejam dispostas a propor, planejar, executar e monitorar.
A equipe do planejamento estratégico vai decidir os rumos da empresa e os meios para alcançar as metas. E tudo isso precisa ser tangível.
Os resultados de um planejamento bem estruturado vão além de alcançar ou não os objetivos previstos. Conheça algumas das vantagens da realização do Planejamento Estratégico.
Direcionamento adequado dos recursos da empresa
Quando se decide onde se quer chegar e como alcançar esse objetivo, a empresa obtém um direcionamento mais claro sobre seus investimentos. O planejamento estratégico é uma forma de garantir que os recursos da empresa sejam aplicados em ações estratégicas, alinhadas às metas e objetivos da organização.
Engajamento de colaboradores
A discussão de ideias levantadas durante o processo de planejamento tem o poder de engajar os colaboradores.
O planejamento estratégico reúne a equipe numa discussão sobre objetivos e como alcançá-los.
A participação dos funcionários faz com que sintam-se parte da tomada de decisão.
Além disso, quando os colaboradores entendem o porquê de determinadas tarefas que lhe são incumbidas e a importância de cada etapa a ser cumprida, vai entender o quão relevante é cada contribuição feita para atingir um objetivo maior em comum a todas as áreas da empresa.
Foco
Com um objetivo claro e uma proposta de como fazê-lo, os recursos da empresa serão investidos para essa finalidade. Isso significa que as equipes terão foco e vão aplicar sua energia no que realmente importa para a empresa.
Elaborando o planejamento estratégico
Parece burocrático e engessado, mas quando começar a implementar as ações e os resultados começarem a surgir, vai sentir que valeu o esforço. Estruturamos um passo a passo para que você e sua equipe comecem o planejamento estratégico 2020. Veja:
Entenda o posicionamento da empresa
Essa é a base para todo o planejamento. Nessa etapa a organização vai determinar de maneira ampla o posicionamento estratégico. Para saber onde a empresa vai chegar é preciso entender qual é o cenário atual do negócio.
Para isso, a identidade organizacional é reavaliada (missão, visão e valores).
Também elabora-se uma visão macro do papel das partes interessadas: fornecedores, parceiros, clientes, sócios e acionistas.
Outro ponto fundamental é definir e analisar o público-alvo.
Análise de ambientes interno e externo
É nessa etapa que a empresa avalia seus pontos fortes e fracos e também realiza um diagnóstico do mercado para entender os riscos e as oportunidades.
A ferramenta mais utilizada é a análise Swot. A sigla significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

São quatro quadrantes, dois para o ambiente interno (a empresa olha para dentro de casa identificando as forças e fraquezas). Nos outros dois quadrantes, a empresa vai analisar o ambiente externo, identificando como pode ser impactada pelas ameaças e oportunidades.
Com essa visão é possível elaborar estratégias para minimizar as ameaças e pontos fracos, considerando os pontos fortes e as oportunidades.
Estabeleça metas e objetivos
Essa é uma das etapas mais importantes do planejamento estratégico. É nesse ponto que é definido onde a sua empresa quer chegar.
É muito importante que as metas e objetivos traçados sejam bem desenvolvidos e específicos.
A ferramenta mais simples para esse caso é pensar em uma meta Smart. Veja como:
Specific (específico): objetivo redigido de forma clara, concisa e compreensiva;
Measurable (mensurável): o objetivo específico deve ser mensurável, ou seja, possível de ser medido por meio de um ou mais indicadores;
Agreed (acordado): as partes interessadas (Stakeholders) devem estar em acordo sobre o objetivo;
Realistic (realista): deve estar centrado na realidade, no que é possível de ser feito considerando as premissas e restrições existentes;
Time Bound (limitado no tempo): prazo determinado para finalização.
Mais importante do que a metodologia que será utilizada durante o planejamento estratégico, é ter metas e objetivos executáveis e tangíveis.
Defina as estratégias
Com metas e objetivos delimitados é hora de elaborar as estratégias.
A estratégia nada mais é que determinar como os resultados serão alcançados, ou seja, de que forma o caminho definido será percorrido.
Ela deve estar alinhada com a visão, missão e valores da empresa e com o perfil do público-alvo. Uma boa estratégia pode representar um diferencial competitivo.
Elabore planos Plano de Ação
É a parte prática do planejamento estratégico. É o momento de desdobrar a estratégia em ações. Assim como no caso das metas, é muito importante que fique claro o que deve ser realizado.
Uma metodologia muito utilizada nesse caso é 5W2H:
Monitore e avalie os resultados
Monitore e avalie os resultados
O planejamento está sendo executado? A empresa está mais próxima de alcançar os objetivos?
É imprescindível fazer o acompanhamento da evolução do planejamento estratégico. Por isso é essencial definir quais serão os mecanismos utilizados para monitorar, mensurar e avaliar os resultados das estratégias e das ações adotadas. Ou seja, é fundamental a definir métricas e indicadores.

Só assim será possível verificar se a empresa está no caminho certo ou se algum ajuste é necessário.
Conforme mencionado no início desse artigo, a periodicidade para a realização do planejamento estratégico não é fixa.
Ela depende das características da sua empresa.
Se a empresa está em crescimento acelerado ou passando por mudanças, algumas ações definidas no planejamento estratégico podem não fazer mais sentido.
Se algo não estiver andando conforme o esperado, basta replanejar.
Tempo x Execução
Aprofundar ideias em equipe e estabelecer um plano de ação pode levar tempo. Entre em contato com a Funcional Consultoria e tenha ao seu lado uma empresa parceira do seu negócio.
Escrito por Amanda Sanches.