O que sua empresa prevê de resultados? O que as pessoas fazem e como realizam as tarefas para alcançá-los? O que está nos relatórios é o esperado?
A obtenção de resultados confiáveis em uma organização está diretamente ligada às pessoas, que operam os processos com o apoio de tecnologia. Ou seja, pessoas, processos e tecnologia são partes integrantes e indispensáveis de uma empresa, por isso são considerados os pilares de sustentação empresarial.
Entender cada um desses pilares, adequá-los e mantê-los em harmonia são uma necessidade para uma gestão empresarial eficaz. Estruturá-los é, portanto, o básico para começar a direcionar seu negócio para o sucesso.
Por isso, mais importante que saber quais são os pilares de sustentação empresarial é entender a relevância do alinhamento entre eles e como eles afetam ou são influenciados pela cultura organizacional da empresa.
Como está sua administração no que se refere às pessoas?
A gestão de pessoas é um dos maiores desafios para as empresas, pois o desempenho do colaborador gera impacto direto nos processos que, posteriormente, irá interferir nos resultados. Ter um olhar diferenciado por parte do empresário é parte significativa nesta etapa e envolve, muitas vezes, quebra de culturas de uma organização. Estamos falando de valorização. Você, empresário ou gestor, já se fez as seguintes perguntas?
- O funcionário entrega o que lhe é solicitado?
- O colaborador está fazendo o suficiente?
- O colaborador atende as expectativas da empresa?
- Os colaboradores estão dispostos a executar as atividades que lhes são determinadas?
-
- Seu funcionário tem a qualificação exigida pela função?
- Ele foi capacitado para isso?
- Esse colaborador está devidamente orientado?
- Ele sabe o que está fazendo e o porquê realiza determinadas tarefas?
- O empregado sabe o que precisa entregar e o impacto que seu trabalho gera em outras áreas da empresa e para o resultado final?
-
- Qual ferramenta melhora o desempenho em determinada operação da empresa?
- Todas as funcionalidades do sistema estão sendo aproveitadas ou estão de acordo com as necessidades da empresa?
- Seria necessário um software mais inovador e completo?
-
A tecnologia, além de dar velocidade às operações, gera confiança no input das informações e garante que os processos sejam realizados de forma correta. Por isso, demanda transparência, fluidez e eficácia na utilização do sistema para transmissão de dados.

Seus processos estão mapeados? Entenda a importância para o sucesso
Aqui, conseguiremos visualizar melhor a relação entre os três pilares de sustentação empresarial e como eles impactam no resultado final da organização.
No começo deste artigo perguntamos se seu colaborador sabe quais são suas atividades, se está orientado e capacitado. Ou seja, já falávamos de processos, que são a base principal de apoio às pessoas. Um processo bem definido é extremamente importante para o desempenho do colaborador e, consequentemente, da tecnologia.
O que é processo?
Veja a definição do livro Administração de Processos, de autoria de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira:
Conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa.
Portanto, o processo é a definição do fluxo de atividades da organização. Por meio dele, o colaborador terá identificado qual é o seu papel na empresa e, nos subprocessos, obtém o detalhamento dos procedimentos necessários para o cumprimento das metas.
Quando o colaborador obtém o conhecimento acerca dos processos da empresa, vai ter segurança em responder: o que faz, como faz, por que faz, o impacto gerado em outros setores e a importância da atividade para o resultado. E isso é extremamente importante para mantê-lo motivado: é fazê-lo sentir-se parte fundamental da organização.
Processos definidos: como fazer
A melhor forma de definir os processos é começar pelo desenvolvimento de um organograma, para o entendimento da estrutura organizacional da empresa (divisão da organização e hierarquias).
Na sequência, é feito um detalhamento das atividades atuais desempenhadas pelos colaboradores: qual é a tarefa, por quem é realizada e como é sua execução. Esse descritivo é feito de função em função e de setor a setor.
O mais interessante nesta etapa é que, quando se tem um olhar mais focado, é possível identificar obstáculos que estejam impedindo o desenvolvimento da empresa ou que estejam dificultando o alcance de resultados.
Por exemplo: uso inadequado de ferramentas ou sistemas que não atendam todas as necessidades na operação dos processos; se há funcionários ociosos enquanto outros estão sobrecarregados, etc.
Com essas informações em mãos, agora sim o gestor pode planejar a melhor forma de desenvolver tais atividades e de forma correta: qual a melhor forma de aplicar a tecnologia que dispõe para realização dos processos, otimizando tempo e também pessoas para o desenvolvimento dos processos da empresa.
Gestão Empresarial Profissional: por onde começar
O conceito de William Edwards Deming (1900-1993) traz inúmeras reflexões sobre tudo o que abordamos até este momento e resume bem a importância dos três pilares caminharem juntos: com o mapeamento dos processos define-se o melhor aproveitamento laboral das pessoas com a utilização adequada da tecnologia.
Com os três pilares bem definidos, implantados e executados, será possível obter, ao final, resultados mais confiáveis, amparados na execução correta dos processos, do início ao fim da operação. Com os números em mãos, a administração fará a análise gerencial com mais segurança e, poderá assim, definir o rumo dos negócios com tomadas de decisão mais assertivas.
Escrito por Thaís Francis Roberti.
O colaborador precisa saber da importância que suas atividades têm para a organização e quais setores são influenciados pelo seu desempenho. Além disso, seu trabalho precisa ser avaliado: quem audita o serviço executado pelos colaboradores?
Todas as perguntas acima são simples e objetivas, mas o quanto foram difíceis de serem respondidas? Imagine, então, o quanto pode ser árduo direcionar tudo isso.
Missão nada impossível para quem quer resultados melhores e mais confiáveis.
E, para finalizar esse importante pilar de sustentação empresarial, saiba que o desempenho desse colaborador está diretamente ligado aos outros dois pilares: tecnologia e processos. Como um interfere no outro? Confira a seguir.

Uso e resultado da tecnologia adequada na gestão empresarial
Na relação dos três pilares de sustentação empresarial, a tecnologia influencia é influenciada tanto pelas pessoas quanto pelos processos. Isso se deve porque ela é operada pelas pessoas para a execução dos processos. Trata-se, portanto, de uma peça fundamental nos negócios.
Por mais óbvio que seja, a questão de tecnologia já não é mais sobre tê-la ou não, mas sim se seu desempenho atende às necessidades da organização. Por isso, é preciso fazer uma análise crítica no que se refere ao seu uso, começando pela avaliação do processo:
A partir dessas perguntas, já é possível mensurar o nível de satisfação do gestor e quais resultados a empresa vem alcançando. As tarefas executadas pelos colaboradores devem estar alinhadas aos princípios, valores e propósito da organização. Mas, o que você, empresário, está fazendo para isso acontecer?
A gestão de pessoas vai muito além de determinar tarefas. Entre outras coisas, é preciso fazer com que o colaborador tenha uma percepção muito mais profunda sobre o impacto das suas atividades para o todo. Por isso, selecionamos mais algumas perguntas para entender melhor como está a sua gestão de pessoas: